Tecnologia: Teletransporte Quântico de Longa Distância Não é Mais Ficção Científica

27 de janeiro de 2021

Post Thumbnail

 

A tecnologia de teletransporte quântico permite transportar informação por meios exclusivamente quânticos, o que significa que não depende de meios de transmissão convencionais como cabos e ondas de rádio.

 

A China já detêm computadores quânticos que mais que dobrou a largura de banda para o teletransporte desde 2015.

 

A transferência de informações é realizada sobre uma partícula, de modo que uma outra partícula tome duas, em vez de apenas uma das propriedades quânticas da partícula inicial. São usados fótons eletromagnéticos para criar pares de qubits emaranhados remotamente, ferramenta essencial para correção de erros quânticos, computação quântica baseada em medições e teletransporte quântico de portas.

 

Os computadores quânticos são baseados em spins, mas, existem técnicas de física e engenharia que utilizam grafeno, já que elétrons se movem como se não possuíssem massa.

 

A principal linguagem computacional de tecnologia quântica é a OpenQASM, porém, existem outros frameworks para computação quântica como o Qiskit que pode ser utilizado em linguagens como Python 3.

 

Em dezembro de 2020, Cientistas do Fermi National Accelerator Laboratory (FermiLab), o laboratório de física de partículas e acelerador dos EUA, que tem como missão “Reunir o mundo para resolver os mistérios da matéria, energia, espaço e tempo”, e parceiros como Cientistas da NASA, a agência aeroespacial americana, deram um passo importante na Internet quântica.

 

Segundo artigo publicado no jornal de avaliação da Física PRX Quantum, pela primeira vez os homens conseguiram o teletransporte sustentado de longa distância de qubits de fótons (quanta de luz) com fidelidade superior a 90%. Esses qubits foram teletransportados por uma rede de fibra óptica mediante detectores de fóton único de última geração.

 

Esse feito pode ser chamado de “teletransporte quântico” sustentado e de alta fidelidade porque houve transferência instantânea de qubits, a unidade básica da informação quântica, por 44 Km de fibra óptica usando detectores de fóton único.

 

Além dos pesquisadores do FermiLab, participaram da experiência Cientistas da AT&T, Caltech, Universidade de Harvard, o laboratório de propulsão a jato da NASA e a Universidade de Calgary.

 

Para o teletransporte de qubits foram usados 2 sistemas: Caltech Quantum Network (CQNET) e Fermilab Quantum Network (FQNET), sistemas projetados e construídos pelo time de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) do programa de pesquisa público-privado da Caltech, a Intelligent Quantum Networks & Technologies (INQNET).

 

Leia o artigo original aqui.

 

 

 

SOBRE O AUTOR

image004

LEONARDO CARVALHO DE MONTALVÃO é o Chief Executive Officer (CEO) da Quantageo Tecnologia. Geólogo do petróleo há mais de 20 anos, é diretor de tecnologia da Geowellex Mud Logging. Especialista em soluções inovadoras de perfuração geológica e tecnologias de coleta, análise e transmissão de dados, a integração das indústria de TI com os sistemas de energia.

Conecte-se com Leonardo no LinkedIn

 

SOBRE O AUTOR

MARCELO CARVALHO DE MONTALVÃO é o Chief Compliance Officer (CCO) da Quantageo Tecnologia e diretor de operações da Montax Inteligência. Autor do livro Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa.

Conecte-se com Marcelo no LinkedIn

 

 

 

 

 

Geoscientists | Geological Data Center | Inteligência Artificial | Machine Learning | Internet das Coisas  

 

 

 

Rio de Janeiro – RJ

Rua Figueiredo Magalhães, 387/801 – Copacabana – CEP: 22031-011

Telefone + 55 (21) 2143-6516

WhatsApp +55 (21) 99682-0489

E-mail ceo@quantageo.com

www.quantageo.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quantageo Tecnologia Ltda.
CNPJ 40.005.610/0001-00
Copyright © 2021

Contact Us

Are you interested or have any questions about QuantaGeo services and technologies?